preserve

Sabe aquelas fotos, textos, recortes de jornal, roupas e flâmulas e outros objetos sobre futebol que guardamos em casa? Eles são importantes acervos de memória do esporte e, por isso, devem ser preservados e protegidos.

Pensando nisso, o Museu do Futebol, através do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, produziu a Cartilha de Preservação do Acervo, que você pode baixar gratuitamente aqui.

download

política do acervo

O Museu do Futebol não é um museu de coleções, mas de experiências. Seu acervo tem como principal característica a imaterialidade, ou seja, baseia-se nas representações das memórias e dos acontecimentos que marcaram a história do futebol brasileiro.

Uma das formas de narrar esses acontecimentos é a partir de vídeos, fotos e experiências sensoriais. A exposição de longa duração do Museu do Futebol conta com mais de 1.500 imagens fotográficas e 5 horas de vídeos.

Além disso, o Museu do Futebol vem trabalhando no mapeamento e catalogação de práticas e coleções. Essa pesquisa integrará um inventário digital de referências sobre futebol.

Em breve, todo o acervo estará disponível para consulta pela internet, por meio do CRFB .

Informamos que parte do material exposto não é de propriedade do Museu, mas, licenciados de outras instituições. Por esse motivo, o Museu do Futebol não cede quaisquer imagens pertencentes a terceiros que estão presentes em seu acervo expositivo.

Caso você tenha interesse em consultar esse acervo, entre em contato com a equipe de documentação e pesquisa pelo e-mail: acervo@museudofutebol.org.br/.

Collaborate with the collection

Suggestions of books and DVDs for purchase for the library are welcome, as well as other comments aimed at improvements for service and facilities.

To collaborate, send an e-mail to crfb@museudofutebol.org.br/