Palestra: A Copa de 1970 e a imagem do Brasil no exterior

Palestra:  A Copa de 1970 e a imagem do Brasil no exterior

Data: 26/04/2018

Ciclo de palestras: A História das Copas do Mundo

Durante os meses de abril a julho, a história das Copas do Mundo será contada no Museu do Futebol por meio de palestras e debates que trarão autores consagrados e pesquisas inéditas.

No mês de abril, o foco é o olhar estrangeiro, especialmente o Europeu, sobre a seleção brasileira no mundial de 1970. Outro foco inédito é na atuação dos diplomatas brasileiros nesse mundial.

Palestra: Uma vitória oportuna “A Copa de 1970 e a imagem do Brasil no exterior” Com: Clement Astruc

Sobre a palestra: Abordará o papel das Copas do Mundo na construção da imagem do Brasil no exterior, a partir do caso da Copa de 1970. O autor baseia-se em pesquisa inédita junto às fontes diplomáticas brasileiras (Arquivo do Itamaraty) e em jornais europeus (da França, da Itália, da Espanha e do Portugal). A palestra também trará o olhar dos diplomatas do Itamaraty sobre a vitória de 1970, assim como algumas iniciativas tomadas nesse período, questionando o uso do futebol como ferramenta de política externa.

Sobre Clement Astruc: Mestre em História pela École Normale Supérieure de Lyon, onde realizou pesquisa sobre as trajetórias sociais de jogadores profissionais no Brasil entre os anos 1950 e 1980. Atualmente realiza pesquisa de doutorado em História no Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) / Centro de Pesquisa e Documentação sobre as Américas (CREDA), da Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3, onde ensina e pesquisa sobre a projeção internacional do futebol brasileiro de 1945 a 1974.

Horário: 14h00

Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes)

Quanto: Gratuito