Museu do Futebol na Área - Recife

Exposição itinerante “Museu do Futebol na Área” chega ao Recife

O Museu do Futebol terá em 2018 uma expansão inédita. Como parte das comemorações de seu décimo aniversário, fará pela primeira vez na história uma exposição fora do Estado: a mostra itinerante “Museu do Futebol na Área”, apoiada por Motorola por meio da Lei Rouanet, levará a Recife uma parte da experiência que já encantou mais de três milhões de visitantes em São Paulo. A mostra acontecerá entre 25 de abril e 20 de maio, no Centro Cultural Cais do Sertão, com entrada gratuita.

A exposição itinerante é composta por oito módulos. Seis deles reproduzem conteúdos da mostra principal do Museu do Futebol e dois foram elaborados exclusivamente para o projeto. Integrantes do time que desenvolveu o projeto original do museu, como os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle, participaram da concepção da itinerância, que em sua primeira etapa acumulou mais de 70 mil visitantes em cidades do interior paulista.

A exposição Museu do Futebol na Área tem patrocínio da Motorola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e apoio da Epson e da Urso Filmes. No Recife, tem o apoio do Governo do Estado do Pernambuco, por meio da Empetur, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e do Centro Cultural Cais do Sertão. Conta ainda com o apoio da Globo Recife.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão.

A exposição

A mostra “Museu do Futebol na Área”, com 440m², aborda o esporte como parte da história e da memória de cada brasileiro. Para isso, alguns ambientes contam com informações sobre o futebol vivido em cada cidade da itinerância. A Sala das Origens, por exemplo, tem um vídeo e cerca de 80 imagens do período em que o esporte chegou ao Brasil e se profissionalizou, entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. No Recife, cerca de 20 dessas imagens recontarão o início da prática do esporte na capital pernambucana.

Já a Sala Números e Curiosidades, composta por placas ilustradas por frases famosas, regras e recordes do esporte, recebe nessa edição do projeto uma vitrine especial para expor objetos e narrar fatos marcantes do futebol em cada uma das cidades. Ídolos dos clubes, bem como personalidades da literatura e música estarão representados na exposição a partir das suas relações com o futebol.

A Sala das Copas do Mundo reconta todos os mundiais, de 1930 ao fatídico 7 a 1 sofrido pela seleção brasileira em 2014. Tal como ocorre na sede do museu, a história dos mundiais entrelaça-se ao contexto político e cultural de cada período.

A Sala dos Gols e do Rádio relembra dezenas de gols e locuções que marcaram época. Interativa, o visitante escolhe o narrador ou o radialista e assiste a vídeos presentes nas salas de mesmo nome no Museu do Futebol.

A exposição ainda conta com uma instalação chamada Versus, criada especialmente para esse projeto pelo artista multimídia Tadeu Jungle. A experiência consiste em acompanhar uma partida inteira somente observando os torcedores, acompanhando reações e capturando a emoção contida em um jogo.

Em “Museu do Futebol na Área”, o público também terá a chance de experimentar algumas das atrações interativas propostas pelo museu, como mesas de futebol de botão, totó (pebolim) e um campo com uma bola virtual.

O conteúdo interativo na exposição

A interação dos visitantes com a exposição será reforçada pelos Moto Snaps, tecnologia exclusiva da Motorola, que permite transformar os smartphones da família Moto Z naquilo que você mais precisa, como uma câmera 360 graus, um projetor ou auto-falante.

Quem visitar a mostra poderá usar o smartphone, por exemplo, para registrar a experiência com o Moto 360 Camera e baixar sua imagem no site do Museu do Futebol. Além disso, poderá experimentar o Moto Gamepad, um módulo que transforma o smartphone em um console portátil com joystick completo. A tecnologia será oferecida ao público pelos educadores da exposição, responsáveis também por visitas monitoradas de grupos previamente agendados.

Futebol em Pernambuco

Uma característica marcante no projeto é a inclusão de conteúdo especialmente pensado para representar o futebol local. No Recife, por exemplo, a “Museu do Futebol na Área” teve consultoria do jornalista Cassio Zirpoli. Autor do livro “1987 – De fato, de direito e de cabeça”, ele contribuiu com um levantamento sobre a cultura e o futebol local, com foco nos times mais populares do Estado.

Além de uma vitrine com camisas dos times de Recife, a mostra trará um vídeo com os mais belos gols do campeonato pernambucano, curiosidades sobre os ídolos do Estado que alcançaram projeção nacional, frases de escritores renomados, como Ariano Suassuna e João Cabral de Mello Neto, xilogravura de J. Borges e frevos de Nelson Ferreira, ressaltando a conexão entre o esporte, a cultura e as artes brasileiras.

0. Museu do Futebol na Área - Recife