Museu do Futebol na Área - Taubaté

Museu do Futebol na Área em Taubaté
Período: 30/09/2015 a 01/11/2015
2º cidade visitada pela exposição itinerante.

Local: Chácara do Visconde

Avenida Monteiro Lobato, s/n

Taubaté, SP

A exposição reproduz parte da mostra principal do Museu apresentando a cultura e história do esporte por meio de instalações multimídia e interatividade. Destaca curiosidades sobre o esporte em Taubaté, com seus ídolos, times e torcidas.

Módulos:

- Sala das Origens: trajetória da chegada do futebol no Brasil no final do século XIX, até os primórdios da profissionalização do esporte e da aceitação de atletas negros e mestiços a partir dos anos 20.

- Sala dos Números e Curiosidades: com recordes, regras do jogo, frases famosas, vídeos e vitrines com objetos e um pebolim para todos brincarem.

- Instalação Versus: ma partida inteira somente observando os torcedores. São 120 minutos da intensidade e vibração das torcidas de Palmeiras e Corinthians, captadas durante a semifinal do Paulistão 2015.

- Gols: a história do futebol recontada por 27 jornalistas esportivos, como Luciano do Valle, Armando Nogueira e Galvão Bueno.

- Sala do Rádio: locuções clássicas de 1930 a 2000, como as de Fiori Giglioti, Ary Barroso e Osmar Santos.

- Copas do Mundo: desde a criação até o famoso “7 a 1” de 2014, retratadas com fotos e um vídeo.

Completa a experiência o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) que leva para cada cidade títulos de livros para pesquisa sobre os clubes locais, os times paulistas, biografias de jogadores, entre outros.

0. Museu do Futebol na Área - Taubaté