Visibilidade para o Futebol Feminino - Sorocaba

Mostra Visibilidade para O Futebol Feminino

Data:19/05 a 02/07

Horários: terça a sexta-feira, 9h00 às 16h30. Sábados, domingos e feriados, 11h00 às 16h00

Quanto: Entrada gratuita

Onde: Museu Histórico Sorocabano

Descrição: Integra a mostra três vídeos com roteiro de Marcelo Duarte e narração de Claudete Troiano. A exposição conta que o futebol feminino foi relegado ao esquecimento, ao ponto de haver o silêncio na mídia e o desconhecimento de que a prática da modalidade feminina chegou a ser proibida às mulheres por 39 anos, de 1941 a 1979, durante o Estado Novo. Além disso, leva à reflexão de que a modalidade, sem investimento por parte de clubes e federações e sem a memória afetiva da população, ficou relegada a uma prática para homens.

A itinerância resulta de uma ação do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, para a difusão de acervos e ampliação do acesso à cultura.  A mostra já foi exibida no Clube Ipê, de 15 a 19 de dezembro de 2015; Está em cartaz desde setembro de 2016 em Belo Horizonte, no Museu do Mineirão, até final de maio deste ano; E ficou em Guararema, interior paulista, até 30 de abril, na Estação Literária Profª. Maria de Lourdes Évora Camargo.

A exposição é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura gestora das atividades do Museu do Futebol, e conta com o apoio do SISEM-SP, CEME, Guerreiras Project, e apoio local do Museu Histórico Sorocabano  e da Prefeitura Municipal de Sorocaba.

0. Visibilidade para o Futebol Feminino - Sorocaba