O IDBRASIL

O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura que faz a gestão do Museu do Futebol desde sua inauguração, em setembro de 2008 e do Museu da Língua Portuguesa desde julho de 2012. Antigo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro - IFB, é uma entidade privada sem fins lucrativos que presta serviço público de interesse da comunidade. A gestão dos museus é realizada por meio de um Contrato de Gestão baseado num Plano de Trabalho firmado junto à Secretaria do Estado da Cultura. Parte dos recursos disponibilizados para a administração do Museu do Futebol provém do Estado e parte provém de captações realizadas pela própria entidade (ingressos, locações, patrocínios etc.). Trata-se de um modelo de gestão de equipamentos culturais vigente no Estado de São Paulo desde 2005 e que tem mostrado resultados positivos. Além de garantir a qualidade no atendimento ao público, as organizações sociais vêm oxigenando as ações do Estado na área da cultura e garantindo uma bem-sucedida parceria entre poder público e sociedade civil organizada.. O IDBrasil administra o Museu do Futebol seguindo as diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado da Cultura. Para tanto, submete ao órgão estadual todas as ações referentes à programação, acervo, atividades de pesquisa e educação, gestão de despesas, bens e excedentes financeiros gerados ao longo de sua execução.. A OS tem a função de manter os equipamentos e os instrumentos necessários para a realização dos serviços contratados, bem como a integridade física da edificação ocupada pelo Museu. Também se compromete em gerar ações e conteúdos coerentes com as especificações da instituição que administra, divulgando-os, buscando atingir e dar acesso ao maior número possível de pessoas.. Clique aqui para saber mais sobre a OS. A instituição tem 4 aéreas estratégicas como pilares de atuação:.

1. ACERVO / EDUCAÇÃO

Investigar, preservar e difundir o acervo patrimonial material e imaterial, de maneira acessível a todos os públicos; através de exposição de longa duração e de exposições temporárias, sempre incentivando e promovendo a extroversão do acervo para o público através da mediação de serviço educativo; Desenvolver e promover ações educativas não formais, ou seja, com uma forma particular e diferenciada das perspectivas do ensino formal (escolar). Atuar de modo a explorar criativamente o potencial educativo das instituições culturais.

2. ENGAJAMENTO | CIDADE

Ser presente na comunidade onde está inserido (bairro, cidade, estado, país) de forma positiva e proativa, estimulando e proporcionando mecanismos de participação e relacionamento constantes entre a sociedade e as instituições;

3. GESTÃO

Atuar seguindo um modelo de gestão eficiente e eficaz, que seja referência em resultados positivos e transparência junto ao público e outras instituições culturais, fortalecendo as marcas: IDBrasil, Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa e, consequentemente, atraindo patrocinadores, parceiros e apoiadores.

4. INFRAESTRUTURA

Manter uma estrutura atualizada, que se torne referência em qualidade e segurança na prestação de serviços socioculturais ao público, bem como na atração e formação de mão de obra para outras instituições culturais e para a cidade, considerando-se três aspectos base da instituição: patrimônio no qual está instalado, acervo e integridade física e moral dos seus funcionários e visitantes.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente
Carlos Antonio Luque

Vice Presidente
Clara de Assunção Azevedo

Conselheiros
Camila Chagas Aderaldo
Carlos Antonio Dias Carletto
Felipe Artur Pie Abib Andery
Flávia Constant
Flavio Fava de Moraes
Luciana Rangel Jabur
Mauro Silva
Ophir Corrêa de Toledo Filho

Conselho Fiscal

Fabio Carvalho Bergamo
João Wagner Galuzio
Paulo Galdino Coelho

Conselho Consultivo

Caio Luiz Cibella de Carvalho
Carlos Augusto de Barros e Silva
Francisco Vidal Lunal
Haim Franco
José Expedito Prata
Luiz Francisco Sales
Nelson Savioli
Ricardo Piquet Barreiras Gonçalves