Desde a inauguração, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, é administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte (antigo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro – IFB), entidade privada sem fins lucrativos que presta serviço público de interesse da comunidade. Parte dos recursos disponibilizados para a administração do Museu do Futebol provém do Estado e parte provém de captações realizadas pela própria entidade (ingressos, locações, patrocínios etc.). Trata-se de um modelo de gestão de equipamentos culturais vigente no Estado de São Paulo desde 2005 e que tem mostrado resultados positivos. Além de garantir a qualidade no atendimento ao público, as organizações sociais vêm oxigenando as ações do Estado na área da cultura e garantindo uma bem-sucedida parceria entre poder público e sociedade civil organizada.

A OS tem a função de manter os equipamentos e os instrumentos necessários para a realização dos serviços contratados, bem como a integridade física da edificação ocupada pelo Museu. Também se compromete em gerar ações e conteúdos coerentes com as especificações da instituição que administra, ao mesmo tempo em que os divulga buscando atingir e dar acesso ao maior número possível de pessoas.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Diretora Administrativa e Financeira | Vitória Boldrin

Secretária | Renata Ventura

Diretora |Daniela Alfonsi

Núcleo do Centro de Referência do Futebol Brasileiro | Camila Aderaldo (Coordenadora), Ademir Massayoshi Takara (Bibliotecário), Aira Fernandes Bonfim (Pesquisadora), Dóris Regis das Virgens (Assistente de Documentação – Biblioteca), Fernando Cambauva Breda (Assistente de Pesquisa), Julia Costa Terin (Assistente de Documentação). Lígia Dona de Souza (Estagiária).

Núcleo de Exposições e Programação Cultural | Mariana Chaves (Coordenadora), Luana Ferreira Lopes (Técnica em Produção de Eventos), Rafael Viana Lumazini (Assistente de Museografia).

Núcleo de Ação Educativa |Ialê Pereira Cardoso (Coordenadora), Marcelo Continelli (Assistente de Coordenação), Rafael Degl’ Iesposti da Silva (Assistente Administrativo). Supervisores de Equipe:Ademir Alves Soares, Daniel Magnanelli de Araújo, Tatiane de Oliveira Mendese Samuel Gibran Machado. Educadores:Ana Friedman, Angélica dos Santos Angelo, Barbara Cinelli, Bruna da Silva Colucci, Claudia Stocco, Débora Henrique de Oliveira, Diego Francisco Sales, José Rodrigues Neto, Laís de Oliveira Araújo Neves, Luciana Rocha Silveira Wu, Rodrigo de Souza Luzzi.
Orientadores de Público: Anderson Novaes da Silva, Barbara Assumpção, Cléris Batista da Costa, Isabel Oliveira França, Jamil Neto, Jeferson Santos, Kevin Murilo, Larissa Souza dos Santos, Mauro Alves de Almeida, Patrícia Vieira Alves, Raphael dos Santos Vasconcelos da Silva, Renata Garducci, Rosa Pedrassa Barreto.

Núcleo de Comunicação e Desenvolvimento Institucional | Carolina Bianchi (Coordenadora), Ariana Marassi (Supervisora de Desenvolvimento Institucional), Daniela Nunes (Assistente de Comunicação), Hugo Takeyama (Assistente de Comunicação), Mônica Saraiva(Assistente de Comunicação), Natalí Moura (Assistente de Produção).

Núcleo de Tecnologia | Felipe Macchiaverni (Coordenador), Anselmo Ricardo de Macedo (Auxiliar de Serviços gerais de Tecnologia), Diego Roberto Bueno (Auxiliar de Serviços gerais de Tecnologia), Eduardo Gomes da Silva (Analista de Suporte), Pedro Henrique de Araújo (Auxiliar de Serviços Gerais de Tecnologia), Vinícius Vieira de Araújo (Jovem Aprendiz).

Núcleo de Infraestrutura e Operação | Luis Marcatto (Coordenador), Rui Araújo Tucunduva (Assistente de Coordenação) ( Assistente de Coordenação), Jessica Iuliano ( Assistente Administrativa ), Anderson Aparecido Dias e José Izídio Silva ( Assistentes de Serviços operacionais), Carlito P. Santos, Jorge Ubiratan A. Santos e Edinilson Gomes da Silva ( Auxiliares de Serviço de Manutenção).

Núcleo de Gestão Administrativo e Financeiro | José Roberto Nascimento (Coordenador), Amanda Fernandes (Assistente Técnica Contábil), Luciane Maringolo Vallilo (Analista Administrativo), Manoel Nuriega (Assistente Administrativo), Margarete dos Santos Sousa (Supervisora de Bilheteria), Deise da Silva(Bilheteira), Luciclei Nascimento Costa(Bilheteira), Maria Aparecida Dias(Copeira).

Núcleo de Gestão de Recursos Humanos | Ligia Roldan (Coordenadora), Thiago Cabral (Assistente Técnico Financeiro ).