116ª Reunião do MEMOFUT

Data: 09/11/2019 a 09/11/2019

Ação: 116ª Reunião do Grupo MEMOFUT

Horário: 9h à 13h

Descrição: O Memofut - Grupo de Literatura e Memória do Futebol se reúne uma vez por mês no Museu do Futebol, sempre em um sábado, para trocas de ideias sobre a história do futebol. Os encontros são abertos ao público interessado em ampliar seus conhecimentos futebolísticos. A Reunião do Memofut de novembro terá temas variados e contará com a presença de escritores, pesquisadores e estudiosos do futebol.

PROGRAMAÇÃO

9h15 às 10h - Bate-papo com Marcelo Schwob, autor do livro “Seleção brasileira de histórias de futebol” No livro, o autor apresenta 324 registros da trajetória do futebol brasileiro, separados por décadas, entre 1930 (início da fase do profissionalismo) até 1980 (quando terá início a etapa do chamado futebol empresa). São crônicas,
pequenas histórias e curiosas passagens tendo como personagens jogadores, dirigentes, árbitros e torcedores.

10h às 11h - "A história das estatísticas do Dérbi", com Celso Unzelte Um dos mais respeitados estudiosos do futebol traz uma análise detalhada da evolução das estatísticas do Dérbi, como é conhecido o clássico que une uma das maiores rivalidades do país: Corinthians x Palmeiras.

11h15 às 13h - “Os 50 anos do milésimo gol de Pelé”, com Alexandre Andolpho e Rodrigo Saturnino Braga O dia 19 de novembro de 1969 entrou para a história do futebol mundial como a data do milésimo gol da carreira da Pelé. O jogo foi disputado no Maracanã, contra o Vasco, com vitória do Santos por 2 a 1. Curiosidades e estatísticas desta data histórica serão abordadas.

Local: Auditório Armando Nogueira (capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes)

Evento gratuito, não sendo necessária a inscrição prévia.