Brasil x Bélgica - Transmissão acessível para cegos

Data: 06/07/2018 a 06/07/2018

Em parceria com a empresa Ver com Palavras, o Museu do Futebol fará nesta sexta-feira (06/07) uma ação inédita. A transmissão do jogo entre Brasil e Bélgica, válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2018, terá um serviço de audiodescrição para cegos e pessoas com baixa visão.

Livia Motta e Laércio Santanna, da Ver com Palavras, prepararam o jornalista Mauricio Bonato, que já transmitiu três Copas do Mundo, para passar às pessoas cegas a emoção do jogo.

A transmissão de Bonato no Museu do Futebol será feita com microfone aberto, liberada para todo o público. Um grupo de pelo menos 40 pessoas cegas ou com baixa visão já agendou presença.

A iniciativa em parceria com a Ver com Palavras é uma sequência de um trabalho feito pelo Museu do Futebol para ser mais inclusivo e acessível. Também nessa linha, a instituição apresentará nesta quinta-feira (05/07) uma parceria com a SMPED (Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência) para oferecer visitas educativas a pessoas com deficiência. O projeto integra o programa Cultura Inclusiva, lançado em 2018, e terá duas edições por mês entre julho e dezembro deste ano.

O Museu do Futebol é o primeiro da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo a ter sido planejado para ser acessível. Em 2009, foi premiado com o certificado 5 Estrelas em Acessibilidade.

O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social responsável pela sua gestão.