Editatona WikiFutFeminino

Editatona WikiFutFeminino

1 de junho de 2019

No dia 1º de junho, o Museu do Futebol promoveu a EDITATONA #WIKIFUTFEMININO, uma maratona de edições na Wikipedia, um dos portais de informação mais acessados do mundo, para ampliar os dados disponíveis online sobre personalidades do futebol feminino. Na maratona, os participantes editaram, melhoraram e criaram verbetes do Wikipedia com fontes confiáveis e verificadas sobre as mulheres no futebol. A maratona reuniu 21 participantes que, em sete horas de trabalho, criaram 22 novos artigos e editaram outros 95 já existentes. Também foram realizados 167 uploads de materiais creative commons. No total, 135 mil bytes de conteúdo foram adicionados, e os artigos envolvidos tiveram 21,8 mil views apenas no sábado. Como resultado da ação, agora todas as jogadoras que participaram da Copa do Mundo na França possuem verbetes com seus nomes e sua história na Wikipedia.

O evento foi realizado em parceria com o Wiki Movimento Brasil, o blog Deixa Ela Jogar (do Yahoo Brasil) e outros blogueiros, jornalistas e apaixonados pela modalidade, como Edson de Lima (A Vitrine do Futebol Feminino), Dibradoras, Planeta Futebol Feminino, Olimpíada Todo Dia e Jogadelas. A ação teve o apoio do Itaú Unibanco.

1 de junho de 2019

Organizadores