Estética das Periferias

Data: 31/08/2019 a 31/08/2019

Idealizado pela Ação Educativa, o evento mobiliza inúmeros espaços culturais em todas as áreas da capital paulistana - de sul a norte. O Museu do Futebol integra a nona edição com visitas educativas, futebol de rua e debate sobre empoderamento feminino e participação das mulheres no futebol. Atividades gratuitas

Torneio de Futebol Callejero (futebol de rua) com mediadores da Rede Paulista de Futebol de Rua. As equipes combinam as regras do jogo e, após o término da partida, é feito um balanço de como os jogadores respeitaram o combinado.

Área externa

Feirinha e Apresentações Culturais

10 às 17h

Venda de produtos deempreendedores solidários, incluindo artesanato, roupas, acessórios e comidas da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária e apresentações culturais.

Área externa

Bate-papo “Empoderamento Feminino: as mulheres no país do futebol”

11h

Por ter sido considerado um esporte inadequado à natureza feminina, o futebol foi proibido às mulheres por cerca de 40 anos. Por vezes julgadas frágeis, as mulheres mostraram e mostram que não existe tal fragilidade na luta por igualdade de direitos. Neste ano, com a Copa do Mundo de Futebol Feminino, esta luta teve mais visibilidade.  Neste bate-papo, reflexões sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea.

Maria Vilani

Poetisa, Filósofa, Pedagoga e realizadora de diversos movimentos sociais no Grajaú, onde mora há mais de 40 anos.

Aira Bonfim

Pesquisadora de futebol feminino e uma das curadoras da exposição em exibição no Museu do Futebol, CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol.

Angélica dos Santos Angelo, Bárbara Cinelli, Patrícia Vieira Alves, Larissa Sousa dos Santos e Rosane Lima de Oliveira

Educadoras e orientadoras do Museu do Futebol

Auditório Armando Nogueira (capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes)