Exibição de três curtas-metragens

Data: 23/05/2020 a 23/05/2020

O Museu do Futebol vai exibir neste sábado (23/5), às 21h, três curtas-metragens sobre futebol, como parte do programa Cinema na Rede, realizado em parceria com o CINEfoot. Os filmes escolhidos para essa sessão abordam os times do Juventus (SP), Cruzeiro (MG) e Colo-Colo (Chile), num total de uma hora de exibição pelo Facebook e YouTube. O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

A sessão começa com “Juventus rumo a Tóquio” com direção de Andréa Kurachi, Helena Tahira e Rogério Zagallo. O curta de 16 minutos mostra a disputa do time, em novembro de 2007, numa partida decisiva contra o Linense (clube da cidade de Lins, também em São Paulo), na final da Copa Federação Paulista daquele ano. O filme acompanha o jogo que daria ao campeão o direito de disputar a Copa Brasil daquele ano e mostra a emoção dos torcedores numa partida eletrizante e cheia de surpresas.

Na sequência, exibição de “Azul Escuro” do diretor Gustavo Nolasco. Em 23 minutos é contada a história de Seu Lúcio, um cruzeirense que vive isolado na Amazônia. Após ficar cego e quase suicidar, passou a escrever um livro sobre o Cruzeiro Esporte Clube, sua paixão acalentada desde a infância de menino órfão. Por um surpreendente acaso, sua história escondida no interior da floresta chegou à imensa torcida em Belo Horizonte, levando a vida de torcedor solitário a ter um desfecho emocionante.

Por fim, o programa exibe “Todos querem Colo-Colo” do diretor Murilo Megale.  A película de 21 minutos narra a história do clube mais popular do Chile, que passou por uma intervenção política durante o regime Pinochet e até hoje luta para não ser associado à figura do ditador. O filme mostra os  personagens que testemunharam a presença do governo militar próxima ao Colo-Colo, entendendo também como os jovens torcedores do Cacique e de seu maior rival, a Universidad de Chile, tratam desse assunto delicado para o futebol chileno.

A exibição também está inserida na campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus.

A exibição dos curtas será feita nas seguintes redes:

No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/

No Facebook: