Futebol da Quebrada

Data: 04/10/2019 a 04/10/2019

FUTEBOL DA QUEBRADA

O Museu do Futebol dedica sua programação entre os dias 14/09 e 13/10 ao futebol amador, trazendo histórias da várzea, bate-papo, exibição de documentários, literatura, fotografia, a exposição da Taça das Favelas dos times feminino e masculino, além da mostra de material inédito sobre o Campo de Marte, colhido pelo seu Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB).

EXIBIÇÃO DE FILMES

Exibição de curtas, documentários e filmes em longa metragem sobre futebol de várzea no telão do espaço. A programação varia a cada semana. Confira no site.

Sala Jogo de Corpo

FILMES

9h - Histórias da Várzea
A série retrata a diversidade dos times que jogam no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. Com depoimentos de jogadores, fundadores e outros personagens que atuam há décadas no local.

9h30 - Histórias da Várzea

10h05 - Taça dos Sonhos
Documentário feito e exibido pela TV Globo sobre os bastidores da Taça das Favelas de São Paulo, competição que mobilizou jovens jogadores e comunidades inteiras.

10h45 - Futebol de Várzea
O documentário apresenta o universo fascinante do futebol amador em São Paulo. Um time de futebol, um ábitro exclusivamente de várzea, um ex-jogador profissional, com passagem pelo futebol varzeano, e um jogador jovem em busca do sonho de se profissionalizar, conduzem este filme que retrata o maravilhoso universo do futebol não-profissional.

12h10 - Açucena
Narra através de fotos e filmes a trajetória do Açucena Atlético Clube, time de várzea do bairro do Limão dos anos 1950 e 1960.

12h16 - Contos da Várzea
 As diversas facetas da prática do futebol varzeano em São Paulo.

12h40 - Mulheres do progresso: muito além da várzea
O filme retrata a vida das personagens Marcia Piemonte, Sindy Rodrigues, Tianinha Santos e Sandra Aparecida Pereira, mulheres que vivem em diferentes comunidades de São Paulo e que tem em comum o amor e dedicação pelo futebol de várzea. Diretora, Presidenta, Mesária e Secretária são algumas das funções que essas mulheres executam dentro da Várzea e que não se limita ao futebol.

12h55 - Várzea: a bola rolada na beira do coração
Mostra os bastidores desta articulação comunitária, toda a movimentação que existe por trás de um brasão de time de comunidade, desde a organização das torcidas até simples atividades, como a limpeza dos fardamentos das equipes.

13h35 - Futebol é coisa de mulher? As dificuldades das meninas que jogam na várzea
Apesar do sucesso da Copa do Mundo da França de futebol feminino, a modalidade ainda sofre com a falta de incentivo, de infra-estrutura e com o preconceito mesmo no profissional. Na várzea a situação é ainda mais difícil. Maria Amorim, jogadora do Apache em São Paulo, é uma das mulheres que batalham para a realização de jogos e campeonatos, para provar que futebol é sim coisa de mulher.

13h45 - Várzea, o futebol da minha quebrada
Narrado pelo protagonista Barba, diretor da bateria do Noroeste Futebol Clube, o documentário acompanha a temporada 2013 do time na Copa Kaiser, o principal campeonato de futebol amador do Brasil, no qual competem 192 times.

14h40 - Made in Várzea
Décadas depois de revogada a proibição do futebol feminino, a luta das mulheres por espaço segue como um desafio. O filme mostra os jogos de várzea protagonizados por mulheres, acompanhando o cotidiano de duas jogadoras. A motorista de ônibus Yolanda e a esteticista Flávia driblam o machismo, usando o esporte como uma forma de libertação.

14h55 - Campeões da Várzea
A comunidade do Jardim Dorotéia recebe anualmente o campeonato de futebol amador Super Copa Pioneer, mobilizando toda a região e milhares de varzeanos. Acompanhamos os capitães, organizadores e torcedores envolvidos na final desta competição, que entre aspirações e realidades, transformam o futebol de várzea um grande espetáculo.

15h10 - Histórias da Várzea

15h40 - Futebol de Várzea

17h - Preto contra Branco
O filme discute o preconceito racial no Brasil, usando como referência um clássico  do futebol de várzea entre moradores de dois bairros periféricos de São Paulo. Desde 1972, um grupo de moradores do bairro de São João Clímaco organiza um jogo de futebol de brancos contra pretos no final de semana que antecede o Natal. Em uma comunidade altamente miscigenada, composta basicamente por mulatos, a peculiaridade da partida é a auto-atribuição da raça pelo participante.