Futebol da Quebrada

Data: 12/10/2019 a 12/10/2019

FUTEBOL DA QUEBRADA

O Museu do Futebol dedica sua programação entre os dias 14/09 e 13/10 ao futebol amador, trazendo histórias da várzea, bate-papo, exibição de documentários, literatura, fotografia, a exposição da Taça das Favelas dos times feminino e masculino, além da mostra de material inédito sobre o Campo de Marte, colhido pelo seu Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB).

EXIBIÇÃO DE FILMES

Exibição de curtas, documentários e filmes em longa metragem sobre futebol de várzea no telão do espaço. A programação varia a cada semana. Confira no site.

Sala Jogo de Corpo

FILMES

9h - Histórias da Várzea
A série retrata a diversidade dos times que jogam no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. Com depoimentos de jogadores, fundadores e outros personagens que atuam há décadas no local.

9h30 - Histórias da Várzea

10h05 - Taça dos Sonhos
Documentário feito e exibido pela TV Globo sobre os bastidores da Taça das Favelas de São Paulo, competição que mobilizou jovens jogadores e comunidades inteiras.

10h45 - Pelada, Futebol na Favela
O filme retrata a garra dos garotos com a bola no pé, a paixão dos torcedores na beira do campo e todo o universo que envolve o cotidiano das peladas. Conta com depoimentos marcantes de campeões que vieram das comunidades, descobriram seus talentos nas peladas e conquistaram o mundo.

12h35 - Açucena
Narra através de fotos e filmes a trajetória do Açucena Atlético Clube, time de várzea do bairro do Limão dos anos 1950 e 1960.

12h40 - Contos da Várzea
 As diversas facetas da prática do futebol varzeano em São Paulo.

13h05 - Mulheres do progresso: muito além da várzea
O filme retrata a vida das personagens Marcia Piemonte, Sindy Rodrigues, Tianinha Santos e Sandra Aparecida Pereira, mulheres que vivem em diferentes comunidades de São Paulo e que tem em comum o amor e dedicação pelo futebol de várzea. Diretora, Presidenta, Mesária e Secretária são algumas das funções que essas mulheres executam dentro da Várzea e que não se limita ao futebol.

13h20 Várzea: a bola rolada na beira do coração
Mostra os bastidores desta articulação comunitária, toda a movimentação que existe por trás de um brasão de time de comunidade, desde a organização das torcidas até simples atividades, como a limpeza dos fardamentos das equipes.

14h - Futebol é coisa de mulher? As dificuldades das meninas que jogam na várzea
Apesar do sucesso da Copa do Mundo da França de futebol feminino, a modalidade ainda sofre com a falta de incentivo, de infra-estrutura e com o preconceito mesmo no profissional. Na várzea a situação é ainda mais difícil. Maria Amorim, jogadora do Apache em São Paulo, é uma das mulheres que batalham para a realização de jogos e campeonatos, para provar que futebol é sim coisa de mulher.

14h10 - Várzea, o futebol da minha quebrada
Narrado pelo protagonista Barba, diretor da bateria do Noroeste Futebol Clube, o documentário acompanha a temporada 2013 do time na Copa Kaiser, o principal campeonato de futebol amador do Brasil, no qual competem 192 times.

15h05 - Made in Várzea
Décadas depois de revogada a proibição do futebol feminino, a luta das mulheres por espaço segue como um desafio. O filme mostra os jogos de várzea protagonizados por mulheres, acompanhando o cotidiano de duas jogadoras. A motorista de ônibus Yolanda e a esteticista Flávia driblam o machismo, usando o esporte como uma forma de libertação.

15h20 - Campeões da Várzea
A comunidade do Jardim Dorotéia recebe anualmente o campeonato de futebol amador Super Copa Pioneer, mobilizando toda a região e milhares de varzeanos. Acompanhamos os capitães, organizadores e torcedores envolvidos na final desta competição, que entre aspirações e realidades, transformam o futebol de várzea um grande espetáculo.

15h35 - Pelada, Futebol na Favela

17h15 - Taça dos Sonhos