Workshop Tecnologias Digitais e Instituições Culturais

Data: 16/05/2018 a 17/05/2018

Ação: Workshop “Tecnologias Digitais e Instituições Culturais: novas práticas e possibilidades"

Local: Auditório do Museu do Futebol (capacidade: 174 lugares + 4 cadeirantes)

Descrição:

Dia 16 de maio, às 10h, o pesquisador da Biblioteca Nacional Aquiles Brayner estará no auditório do Museu do Futebol para falar sobre possibilidades de atuação com acervos digitais, com ênfase em curadoria digital e uso de crowdsurcing em instituições culturais. Às 14h, a programação seguirá com Camila Aderaldo, coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol (CRFB), que discorrerá sobre as potencialidades e desafios da formação de um acervo digital como o do Museu.

Dia 17 de maio, das 9h30 às 13h, haverá atividade complementar, destinada a 30 participantes do workshop. Aquiles Brayner, Camila Aderaldo e Aira Bonfim, pesquisadora do CRFB, conduzirão um estudo de caso e farão uma análise crítica sobre os recursos digitais do Museu do Futebol. A inscrição para este evento será presencial no dia 16/05.

Público alvo: profissionais de museus, instituições culturais e interessados no tema. Evento gratuito. Haverá entrega de certificados (via e-mail).

Mais informações:  crfb@museudofutebol.org.br | 11 3664-3848 r:134 ou 91

Sobre Aquiles Brayner: mestre em Línguas e Culturas da América Latina na Rijksuniversiteit Leiden e em Biblioteconomia e Ciência da Informação na City University of London, e doutor em Literatura Brasileira na Kings College - University of London. Atualmente ocupa o cargo de Curador Digital da British Library e bolsista do programa Pesquisador em Residência da Fundação Biblioteca Nacional. Além de ter publicações nas áreas de literatura e história, exerce pesquisa no campo da Ciência da Informação, Humanidades Digitais, Historiografia Bibliográfica e Música.

Sobre a 16ª Semana de Museus: com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, de 14 a 20 de maio acontece a Semana Nacional de Museus promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.130 museus de todo o país oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais. Mais informações: http://www.museus.gov.br/