Workshop “Bibliotecas modernas: reparos e afins”

Data: 27/10/2018

Ação: Workshop “Bibliotecas modernas: reparos e afins”

Horário: Início às 10h (duração aproximada: 3h30)

Local: Biblioteca e Midiateca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB)

Descrição:

Com a mediação da conservadora-restauradora convidada Marlene Laky, o Workshop "Bibliotecas Modernas: Reparos e Afins" oferecerá aos participantes, a partir de teoria e prática, subsídios para a conservação de acervos bibliográficos tradicionais em papel, tipo de acervo muito presente tanto em coleções pessoais, quanto em museus e instituições culturais e de memória, como a Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro do Museu do Futebol, que possui mais de 3 mil livros em seu acervo circulante.

Os participantes aprenderão procedimentos de simples execução, que podem ser feitos a partir de recursos simples, como o uso de fita adesiva e papel japonês. Os materiais utilizados no workshop para as atividades práticas serão oferecidos pela própria organização do evento.

A ideia do evento parte da proposta de continuidade de ações voltadas à orientação e capacitação das pessoas que lidam com tais coleções pelo Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), que em 2012 lançou a cartilha Preserve seu Acervo, disponível para download no site do Museu.

Sobre a convidada
Marlene Laky é conservadora-restauradora do acervo bibliográfico do Museu Casa Guilherme de Almeida, onde também ministra oficinas de reparos de livros. Já participou de projetos na área de conservação no IEB-USP e ministrou palestras e oficinas em vários museus do Estado de São Paulo, como Casa das Rosas, Oficina Mário de Andrade, ECA-USP, Sesc Ribeirão Preto, entre outros.

Inscreva-se através do link: https://bit.ly/2yDZGy8

Caso haja lotação, haverá lista de espera: envie seu nome completo para crfb@museudofutebol.org.br, informando o título do workshop no assunto do e-mail.

O evento é gratuito e haverá emissão de certificados para os participantes.