Workshop “Domínio público, licenças abertas e Creative Commons: acervos digitais na internet”

Data: 04/12/2018

Local: Museu do Futebol

Com as convidadas Mariana Valente e Juliana Monteiro, o workshop tratará de forma prática do que os profissionais de acervos já podem fazer para a disponibilização de obras na internet, a partir da lei de direitos autorais e instrumentos existentes. Assim, discutiremos o domínio público, as limitações e exceções aos direitos de autor, e o licenciamento aberto, como por exemplo as licenças Creative Commons.

Para a uma melhor experiência no workshop, recomenda-se que os participantes tragam notebooks.

Conteúdo:

- Domínio público: como identificar e quais as questões controversas

- Camadas de direitos adicionais às obras em domínio público?

- O que são licenças abertas?

- Creative Commons: o que é, quais são as licenças, como utilizá-las e plataformas

- Estudo de caso

Convidadas:

Mariana Valente

Advogada e pesquisadora, doutora em direito pela USP, diretora do InternetLab e integrante do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Atua com pesquisas e projetos em direito autoral, acesso ao conhecimento e à cultura, desigualdades de gênero e outras questões relacionadas a direitos e tecnologia. É autora e organizadora de livros como ‘Memórias digitais’ (FGV, 2017), ‘O corpo é o código’ (InternetLab, 2016) e ‘Da rádio ao streaming’ (Azougue, 2016). Foi pesquisadora e professora da FGV e coordenadora jurídica do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Juliana Monteiro

Juliana Monteiro é museóloga formada pela UFBA e mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. Atua há 10 anos na área de gestão de coleções, tendo passado pelo Museu da Energia de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e Museu da Imigração. Atualmente, é consultora freelancer na área de gestão de informação de acervos. É professora do curso técnico de Museologia e coordenadora do curso técnico em Arquivo, ambos da ETEC Parque da Juventude. É voluntária no grupo Wiki Educação Brasil.

Data: 04/12 – terça-feira

Horário: a partir das 14h

Local: Museu do Futebol, na Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro

Incrições pelo link: https://bit.ly/2E2AOFI