Workshop Tecnologias Digitais e Instituições Culturais

Data: 17/05/2018

Ação: "Workshop Tecnologias Digitais e Instituições Culturais: novas práticas e possibilidades"

Local: Auditório Armando Nogueira

Dia 17/05: 9h30 às 13h

O pesquisador Aquiles Brayner conduzirá no Museu do Futebol um workshop sobre as possibilidades de atuação com acervos digitais considerando a potencialidade das tecnologias existentes atualmente. A ideia é discutir os caminhos possíveis para instituições culturais que se dedicam a projetos de digitalização de acervos.

Brayner focará ações de curadoria digital e a utilização de plataformas abertas em atividades de crowdsurcing, que buscam a participação pública na descrição dos objetos e dados eletrônicos.

O workshop conta com a atividade no dia 17/05, na exposição do Museu do Futebol e em seu Centro de Referência do Futebol Brasileiro, voltada a análise e discussão das tecnologias utilizadas pelo Museu do Futebol e potencialidades de uso para seus acervos.

Para a atividade do dia 17/05, as inscrições são limitadas a 30 vagas e contemplarão preferencialmente os participantes que estiverem presentes no dia 16/05. Haverá lista de espera.

Evento gratuito. Vagas limitadas para o segundo dia.

Público alvo: profissionais de museus e instituições culturais e interessados no tema.

Contato crfb@museudofutebol.org.br | 11 3664-3848 r:134 ou 91

Sobre o convidado:

Aquiles Brayner possui mestrado em Línguas e Culturas da América Latina na Rijksuniversiteit Leiden e em Biblioteconomia e Ciência da Informação na City University of London, e doutorado em Literatura Brasileira na Kings College - University of London. Atualmente ocupa o cargo de Curador Digital da British Library e bolsista do programa Pesquisador em Residência da Fundação Biblioteca Nacional. Além de ter publicações nas áreas de literatura e história, exerce pesquisa no campo da Ciência da Informação, Humanidades Digitais, Historiografia Bibliográfica e Música.

Sobre a 16ª Semana de Museus: com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, de 14 a 20 de maio acontece a Semana Nacional de Museus promovida pelo Ibram em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.130 museus de todo o país oferecem ao público 3.261 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais. Mais informações: WWW.ibram.gov.br