Exposições Temporárias

Clássico é Clássico e vice-versa

Clássico é Clássico e vice-versa

"Clássico é Clássico e vice-versa", com inauguração em 29 de setembro de 2018, é também um marco. A começar justamente pela data, que coincide com a celebração do décimo aniversário do Museu do Futebol. Também é a primeira exposição temporária do equipamento cultural que aborda o universo dos clubes, pedido antigo dos visitantes. Ao direcionar seu foco para essa seara, a mostra optou por uma narrativa alicerçada na dualidade e na relação entre adversários…

Leia mais »

A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958

A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958

No ano em que o Brasil comemora o 60º aniversário de seu primeiro título de Copa do Mundo, o Museu do Futebol preparou uma exposição temporária que aborda a simbologia da conquista e apresenta elementos inéditos sobre uma campanha que moldou de forma definitiva a relação do país com o esporte mais popular do planeta.   Montada no piso térreo do museu, num espaço de 250 metros quadrados, a mostra “A primeira estrela: o Brasil na Copa de 1958” tem seis módulos multimídia sobre a campanha…

Leia mais »

Visibilidade para o Futebol Feminino

Visibilidade para o Futebol Feminino

A exposição Visibilidade para o Futebol Feminino chega para provocar nossa maneira de contar a história do futebol brasileiro. O que consagramos? O que deixamos esquecido por décadas? O que sabemos sobre a participação feminina no esporte mais popular do Brasil? Ouvimos nosso público e fomos buscar informações nas mais variadas fontes, incluindo os preciosos arquivos pessoais das atletas. Para o Museu do Futebol é uma grande honra incluir em seu acervo as estórias de mulheres que batalharam pelo direito de jogar bola e não haveria melhor lugar para apresentar as novidades…

Leia mais »

Brasil 20 copas

Brasil 20 copas

As Copas como você nunca viu Por que Brasil é o maior campeão de todas as Copas? Conheça bastidores dos mundiais na exposição “Brasil 20 Copas”, com inauguração no próximo dia 27, às 9h, no Museu do Futebol. A nova exposição do Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizado no Estádio do Pacaembu – tem como princípio contar a história das 20 Copas do Mundo como nós gostaríamos que elas tivessem terminado: com…

Leia mais »

Futebol de papel

Futebol de papel

Os baús dos colecionadores foram abertos aos visitantes do museu. São cartas, fotografias, cartazes, gibis, álbuns, figurinhas, selos, cartões postais, ingressos de jogos, jornais e revistas, carteirinhas de clube, e muitos outros registros impressos que atestam a relação de afeto do brasileiro com o futebol. Além de suporte dessas memórias, o papel compõe o cenário da exposição – caixas de papelão coloridas e empilhadas formam as paredes e as estruturas que servem de abrigo às vitrines –…

Leia mais »

Será que foi, seu juiz?

Será que foi, seu juiz?

Quem não se lembra de algum gol feito com a mão? E de um pênalti que o juiz não viu – ou não quis ver? A polêmica e o acaso fazem parte da natureza do futebol. É fato que o surgimento de novas tecnologias abriu uma caixa de Pandora ao revelar erros no julgamento das jogadas. Mas também é verdade que nem sempre o juiz é o único vilão. A ciência demonstra que, às vezes, o que vemos não corresponde à chamada realidade. O cérebro, por alguma variação de percepção…

Leia mais »

Vestiário

Vestiário

A sala de exposições temporárias do Museu do Futebol era o local original de um dos vestiários do Estádio do Pacaembu. Nada mais natural do que remontar o cenário desse local tão repleto de intimidade e histórias. Como fazer? Primeiro, se apropriando das fotos de Gilberto Perin, que acompanhou os bastidores do time Grêmio Recreativo Brasil, de Pelotas, na segunda divisão do campeonato gaúcho, criando com elas uma cenografia semelhante a um vestiário. Depois, convidando o artista Felipe Barbosa (conhecido por seu…

Leia mais »

Olhar com outro olhar

Olhar com outro olhar

O convite da exposição assim propôs: “Venha olhar com outro olhar como as pessoas cegas e com baixa visão veem e celebram o futebol”. A proposta do Museu nesta exposição foi aproximar as diferenças e mostrar que cegos, surdos e cadeirantes têm um mundo próprio de percepções e sensibilidades. Uma fotografia de um jogo de futebol foi apresentada por meio de cinco recursos sensoriais – Braille, relevo, alto-contraste, maquete tátil e áudio-descrição. Completou a mostra um vídeo…

Leia mais »

Copas do Mundo de A-Z

Copas do Mundo de A-Z

O alfabeto entrou em campo! Cada uma das 26 letras foi escalada para contar e recontar alguns momentos do evento mais importante do futebol, por ocasião da Copa do Mundo na África do Sul (a letra A). Depois o B contava de “Bola fora” com um vídeo como se fosse da época do cinema mudo; o D era drible, o I era de Jardim Irene, o bairro da cidade de São Paulo que Cafu homenageou na conquista do Penta. Cada sala teve vida própria: o que, aliás, deve propiciar sempre um museu-experiência, como é o Museu do Futebol. Fatos conhecidos…

Leia mais »

Ora, bolas! O futebol pelo mundo

Ora, bolas! O futebol pelo mundo

Uma exposição fotográfica com 51 imagens feitas em 24 países dos cinco continentes retrata como os cenários mais inusitados do mundo sempre podem abrigar campos de futebol. É a linguagem da bola, da dança, da ginga, do chute a gol, conectando diferentes povos. Na exposição, as ampliações fotográficas de 37 imagens, de autoria de Caio Vilela, e 14 do acervo da Getty Images Brasil. Dois videos eram exibidos, com trilha sonora formada pelas vozes de crianças nativas de nove países, entoando expressões…

Leia mais »

Mania de Colecionar

Mania de Colecionar

A inspiração para o tema foi a Grande área, logo à entrada do Museu. Ao olhar as centenas de fotografias, pensamos: “E se trouxéssemos os próprios objetos?” Mas quais? Objetos que pudéssemos trazer em quantidade. Que tivessem formas interessantes e diferentes entre si. Que fossem ícones da idolatria do torcedor. Escolha feita: camisas, flâmulas e botões. Cada um, à sua maneira, símbolos da mania de colecionar e da paixão pelo futebol. Sucumbimos à mania, à obsessão de reunir:…

Leia mais »

As Marcas do Rei

As Marcas do Rei

A primeira exposição temporária do Museu do Futebol trouxe ao público parte do acervo pessoal e da história de um dos grandes atletas brasileiros de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Revê a trajetória profissional e outras épocas, como a infância do jogador e os projetos após a despedida dos campos. Ao visitar a exposição, o visitante teve a sensação de ser transportado para décadas passadas ao observar objetos históricos como a famosa Bola de Ouro do milésimo…

Leia mais »

ABERTO

  • De terça a domingo das 9h às 18h (entrada até 17h)
  • Sujeito a alterações em dias de jogos no Estádio do Pacaembu.
  • Confira sempre a programação aqui.

FECHADO

  • Todas as segundas-feiras
  • 1 de janeiro
  • Quarta-feira de cinzas
  • 24, 25 e 31 de dezembro

ESTACIONAMENTO

  • Estacione na Praça Charles Miller com Zona Azul
  • Compre em postos de venda autorizados ou use aplicativos para celular.
  • Um Cartão Azul Digital (CAD) custa R$ 5 e vale por 3 horas na Praça Charles Miller.

MUSEU DO FUTEBOL

  • Praça Charles Miller, s/n – São Paulo/ SP – Brasil
  • Estádio Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu
  • São Paulo, SP Brasil - (55) 11 3664-3848
  • contato@museudofutebol.org.br
  • OUVIDORIA
Copyright 2016 - Museu do Futebol - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: MW Way