Férias no Museu

Publicado em 02/01/2019

Férias no Museu

Venha se divertir como antigamente no Férias no Museu, que celebra as brincadeiras clássicas dentro da programação paralela da exposição “Clássico é Clássico e vice-versa”, em cartaz no Museu do Futebol até dia 3/2. Com entrada gratuita e acompanhamento de monitores, as atividades incluem amarelinha, bambolê, ping-pong, futebol de rua, futebol de botão, oficina de pipas, além de atividades especiais como Oficina de Pebolim de Mesa, Nas Abas do meu Cordel, Street Curling e Bobsled.

O acesso ao espaço é gratuito e para visitar o Museu do Futebol é necessário adquirir o ingresso na bilheteria.

Atividades de livre brincar (terça a domingo 10h às 17h)

Amarelinha
Bambolê
Dama
Jogo da Velha
Ping-Pong
Futebol de rua
Futebol de Botão
Futebol de Dedo

Atividades com monitores (veja a programação na nossa agenda)

Desafio Arco e Flecha
A arte ancestral dos arqueiros está na programação de férias do Museu do Futebol. Com supervisão de monitores, crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos de qualquer idade poderão experimentar este esporte, que além de divertido exercita a concentração, a coordenação motora, flexibilidade. Pode ser praticado por pessoas portadoras de deficiências.

Circuito Treino de Futebol
Um verdadeiro treino físico e tático. Em circuito composto por cones, pneus, aros e obstáculos, os participantes poderão se exercitar e treinar a coordenação motora antes de chutarem a gol, simulando os desafios reais de uma partida.

Futebol com Bexigas
Pura diversão. Com uma bexiga amarrada ao pé de cada participante, um time tem que tentar estourar as bexigas do time adversário, tentando preservar as suas próprias bexigas. Um monitor acompanha toda a partida e os jogadores não podem sair da área delimitada.

Futebol Vendado
Uma experiência sensorial e de vivência das limitações físicas. Participantes de olhos vendados são auxiliados por seus parceiros de dupla, sem as vendas, para que, indicando a direção, quando chutar ou se desviar dos adversários, consigam marcar gols. A atividade traz uma vivência colaborativa, de respeito à integração, desenvoltura, raciocínio, equilíbrio, cumplicidade e consciência corporal.

Futebol de Duplas
Em duplas, os participantes são estimulados a jogar sempre juntos, encarando os desafios de forma colaborativa e tática. Além de ser um excelente esporte, desenvolve a coordenação psicomotora e pode ser praticado por pessoas portadoras de deficiências.

Oficina de Pipas
Livre de fiação elétrica, a Praça Charles Miller é um local ideal para soltar pipa. Pensando nisso, o Férias no Museu preparou a Oficina de Pipas, que começa com cola e papel e termina nos céus da cidade. A atividade permite a troca de experiências entre gerações, a brincadeira ao ar livre, socialização, trabalho em equipe, coordenação motora, aprendizado de formas geométricas, matemática e meio ambiente.

Futebol de Sopro
Em uma mesa de futebol de botão, uma bola de ping pong é o ponto de partida para um "jogo de fôlego". Isso mesmo, o desafio é fazer o gol apenas usando os pulmões. Além de simples e divertida, a brincadeira estimula a atenção, a criatividade e a capacidade respiratória.

Atividades Especiais (dias e horários específicos - veja a programação na nossa agenda)

Oficina de Pebolim de Mesa
O futebol de mesa, Totó ou Pebolim, seja qual for o nome pelo qual ele é conhecido, é um jogo muito divertido e muito fácil de fazer. Utilizando materiais simples como papelão, cola palitos e pregadores de roupas vamos construir juntos esse brinquedo. Depois é só chamar os amigos e fazer um campeonato. É diversão na certa! (sábado, 12/1, 13h30)

Intervenção artística: Nas Abas do meu Cordel
Uma intervenção proposta pela Cia da Matilde com a intenção de aproximar o público da cultura brasileira. Os artistas se misturam ao publico com seus instrumentos musicais, chamando a atenção com suas cantigas e historias rimadas. Em alguns momentos, desafiam a plateia para um jogo de trava línguas e adivinhas, depois passam brevemente pela historia do cordel. E de dentro de uma mala de viagem saem historias de Patativa do Assaré, João Peron, Firmino Teixeira do Amaral, Antonio Américo de Medeiros, entre outros, todas encenadas pelos atores com trilha sonora ao vivo. Adereços simples ganham novos significados a cada história em uma atividade que incentiva a leitura e difunde a literatura de cordel. (domingo, 13/1 11h30 e 13h30)

Street Curling e Bobsled
O Curling é um esporte tradicional dos Jogos de Inverno, realizado em uma pista de gelo. Uma série de pedras são lançadas com o objetivo de ficarem mais próximas do alvo, com o uso de pequenos escovões para controlar o atrito com o gelo. O Street Curling é uma forma adaptada do jogo para países tropicais, proporcionando uma vivência nesse esporte que é clássico em muitos países.
A pista montada é de um plástico resistente que proporciona às pedras com rodinhas um deslizar semelhante ao do gelo. trata-se de um esporte inclusivo podendo ser jogado independente de limite de idade, sexo ou condicionamento físico.
O Bobsled é um trenó sobre lâminas para quatro pessoas, que desliza em alta velocidade sobre um tobogã de gelo. Após a largada, os atletas empurram o trenó gelo abaixo e entram rapidamente no veículo. Na nossa atividade, óculos de realidade virtual proporcionam ao visitante a vivência e imersão neste esporte dos Jogos de Inverno. (sábados e domingos, dias 19, 20 e 26 e 27/1)