Museu do Futebol realiza ciclo de webinários sobre gestão de museus em tempos de crise

Publicado em 26/05/2020

Museu do Futebol realiza ciclo de webinários sobre gestão de museus em tempos de crise

ATENÇÃO! As transmissões estão sendo feitas no YouTube do Museu do Futebol

O Museu do Futebol realiza, a partir de 2/6, um ciclo de webinários voltados a profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área sobre os desafios na gestão das instituições museológicas durante a crise causada pela pandemia de coronavírus. Realizado com o apoio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), os webinários abordarão temas como comunicação, ação educativa e gestão de riscos, considerados estratégicos para os museus no contexto atual. O Museu do Futebol e o SISEM-SP integram a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online (veja link ao final deste texto).  

Os participantes podem escolher participar de um, dois ou dos três eventos. Não é necessário ser especialista em cada área. Os webinários acontecem sempre das 10h às 12h, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O primeiro módulo, sobre Gestão de Comunicação Digital, acontece no dia 2/6, visa fortalecer a comunicação entre museus e suas comunidades apresentando boas práticas de museus paulistas que estão mantendo viva sua conexão com o público mesmo com os museus fechados, através do ambiente virtual. Também serão introduzidas ferramentas digitais acessíveis e que podem ser incorporadas definitivamente em suas nas rotinas. O módulo será apresentado por Renata Beltrão, assessora de Comunicação e Marketing do Museu do Futebol, com a participação de Cláudia Ribeiro, diretora do Museu Major Novaes (Cruzeiro/SP) e de Flávia Meira, coordenadora de Comunicação Institucional da Rede de Museus da Energia.  

O segundo módulo, no dia 9/6 abordará Ações Educativas durante o Isolamento, com apresentação da coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso, que vai compartilhar as experiências da instituição com mediações educativas no período de quarentena. A intenção deste encontro é fomentar uma reflexão coletiva sobre que papéis os programas educativos de museus podem assumir neste período de isolamento e como reinventar suas ações para o momento de crise. O módulo terá a participação de Raquel Fayad, diretora-geral da Fundação Marcos Amaro e FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro (Itu).

Gestão de risco em meio à pandemia é o tema do último módulo, no dia 16/6, com apresentação da diretora do ICOM Brasil e assessora de Diretoria do IDBrasil, Marília Bonas, e a participação de Alessandra Labate Rosso, membro do Conselho de Administração do ICOM Brasil e coordenadora do Núcleo de Coleções da EXPOMUS, empresa com 40 anos de experiência na área de museus no país. Nesse módulo, serão apresentadas e discutidas as recomendações oficiais do ICOM Brasil em relação à pandemia da COVID-19, com foco em gestão de risco. Serão abordados tópicos referentes a conservação de acervo, manutenção predial e medidas de segurança que devem ser tomadas durante o fechamento da instituição.


INSCRIÇÕES: 

Gestão de Comunicação Digital
is.gd/mdfwebinar1
Ações Educativas durante o Isolamento - is.gd/mdfwebinar2
Gestão de risco em meio à pandemia is.gd/mdfwebinar3 

 

 

ABERTO

  • De terça a domingo das 9h às 18h (entrada até 17h)
  • Sujeito a alterações em dias de jogos no Estádio do Pacaembu.
  • Confira sempre a programação aqui.

FECHADO

  • Todas as segundas-feiras
  • 1º de janeiro
  • Quarta-feira de cinzas
  • 24, 25 e 31 de dezembro

ESTACIONAMENTO

  • Estacione na Praça Charles Miller com Zona Azul
  • Compre em postos de venda autorizados ou use aplicativos para celular.
  • Um Cartão Azul Digital (CAD) custa R$ 5 e vale por 3 horas na Praça Charles Miller.

MUSEU DO FUTEBOL

  • Praça Charles Miller, s/n – São Paulo/ SP – Brasil
  • Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu
  • São Paulo, SP Brasil – (55) 11 3664-3848
  • contato@museudofutebol.org.br
  • MAPA DO SITE
  • OUVIDORIA
  • TRANSPARÊNCIA CULTURA
Copyright 2016 - Museu do Futebol - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: MW Way