Exposição virtual – “A Seleção em Poços de Caldas”

Publicado em 03/07/2018

Exposição virtual – “A Seleção em Poços de Caldas”
O Museu do Futebol lançou nesta terça-feira (03/07) a exposição virtual “A Seleção em Poços de Caldas”, oitava mostra da instituição na plataforma “Google Arts & Culture”. Com imagens do fotojornalista Antonio Lucio, ganhador de dois prêmios Esso, o material é focado em um período de treinos da seleção brasileira em Poços de Caldas, em 1958, que foi a primeira etapa da preparação para a Copa do Mundo disputada na Suécia.

O período em Poços de Caldas foi especialmente relevante para a seleção brasileira. Foi a primeira vez em que o time nacional trabalhou fora do Rio de Janeiro na preparação para um Mundial, e a concentração foi considerada por muitos a mais organizada da equipe até então. . Na cidade mineira, por exemplo, os jogadores foram submetidos a exames médicos, odontológicos e psicológicos, além de um treinamento intenso, classificado como extremamente rigoroso à época, aplicado pelo preparador físico Paulo Amaral.

A primeira etapa da concentração da seleção contou com 35 jogadores – apenas 22 viajaram para a Suécia. Antonio Lucio foi escalado pelo jornal “O Estado de S.Paulo” para acompanhar os treinos, e as imagens captadas por ele já haviam servido como material para o livro “Seleção nunca vista”, lançado no Museu do Futebol em 2018.

As fotos de Antonio Lucio em Poços de Caldas também integram a exposição temporária “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”, que está em cartaz no Museu do Futebol até 09 de setembro e retrata o caminho da seleção até sua primeira conquista mundial.

A exposição “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958” tem patrocínio do Banco Itaú, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Epson. O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para ver a exposição, clique aqui.