Quem somos

Localizado numa área de 6.900 m2 no avesso das arquibancadas, na entrada principal de um dos mais antigos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. 

A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa, como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu, portanto, aberto ao convívio de todos os públicos, amantes ou não do esporte mais popular do planeta. O atendimento ao visitante é prioridade nas ações educativas do Museu, que também concebe e desenvolve exposições temporárias e itinerantes, além de diversificada programação cultural.

O Museu é totalmente acessível ao público de pessoas com deficiência e estrangeiros, dispondo de recursos variados, tanto de acessibilidade física (escadas rolantes, elevadores, piso podotátil, cadeira de rodas) quanto de acessibilidade comunicacional (audioguias em inglês, espanhol e para cegos, maquetes táteis, materiais sensoriais etc). Em 2013, inaugurou o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, a primeira biblioteca pública especializada em futebol no país, com mais de 3 mil títulos nacionais e estrangeiros.

Desde a inauguração, o Museu do Futebol é administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte (antigo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro – IFB), entidade privada sem fins lucrativos que presta serviço público de interesse da comunidade. Parte dos recursos disponibilizados para a administração do Museu do Futebol provém do Estado e parte provém de captações realizadas pela própria entidade (ingressos, locações, patrocínios etc.). Trata-se de um modelo de gestão de equipamentos culturais vigente no Estado de São Paulo desde 2005 e que tem mostrado resultados positivos. Além de garantir a qualidade no atendimento ao público, as organizações sociais vêm oxigenando as ações do Estado na área da cultura e garantindo uma bem-sucedida parceria entre poder público e sociedade civil organizada.

A OS tem a função de manter os equipamentos e os instrumentos necessários para a realização dos serviços contratados, bem como a integridade física da edificação ocupada pelo Museu. Também se compromete em gerar ações e conteúdos coerentes com as especificações da instituição que administra, ao mesmo tempo em que os divulga buscando atingir e dar acesso ao maior número possível de pessoas.Desde a inauguração, o Museu do Futebol é administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte (antigo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro – IFB), entidade privada sem fins lucrativos que presta serviço público de interesse da comunidade. Parte dos recursos disponibilizados para a administração do Museu do Futebol provém do Estado e parte provém de captações realizadas pela própria entidade (ingressos, locações, patrocínios etc.). Trata-se de um modelo de gestão de equipamentos culturais vigente no Estado de São Paulo desde 2005 e que tem mostrado resultados positivos. Além de garantir a qualidade no atendimento ao público, as organizações sociais vêm oxigenando as ações do Estado na área da cultura e garantindo uma bem-sucedida parceria entre poder público e sociedade civil organizada.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Governador | Geraldo Alckmin

Secretário de Estado da Cultura | Romildo Campello

IDBRASIL CULTURA, EDUCAÇÃO E ESPORTE

Organização Social de Cultura

Conselho de Administração

Presidente | Carlos Antonio Luque

Vice-Presidente | Clara de Assunção Azevedo

Conselheiros | Camila Chagas Aderaldo (representante dos empregados do ID Brasil junto ao CA), Carlos Antonio Dias Carletto, Felipe Artur Pie AbibAndery, Flávia Constant, Flavio Fava de Moraes, Mauro Silva, Ophir Corrêa de Toledo Filho.

Conselho Fiscal | Fabio Carvalho Bergamo, João Wagner Galuzio, Paulo Galdino Coelho.

Conselho Consultivo | Caio Luiz Cibella de Carvalho, Carlos Augusto de Barros e Silva, Dalton Pastore Junior, Francisco Vidal Lunal, Haim Franco, José Expedito Prata, Luiz Francisco Sales, Luiz Laurent Bloch, Nelson Savioli, Ricardo Piquet Barreiras Gonçalves.

Diretoria

Diretor Executivo | Eric Alexander Klug

Diretora Administrativa e Financeira | Vitória Boldrin

Assessora Técnica de Diretoria | Marina Sartori de Toledo 

Secretária | Renata Ventura                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

MUSEU DO FUTEBOL

Diretora Técnica | Daniela Alfonsi

Núcleo de Comunicação e Desenvolvimento Institucional | Carolina Bianchi (Coordenadora), Guilherme Costa (Assessor de Comunicação e Marketing), Ariana Marassi (Supervisora), Beatriz Aoki (Técnica de Desenvolvimento Institucional), Hugo Takeyama (Assistente de Comunicação), Mônica Saraiva (Assistente de Comunicação).

Núcleo de Exposições e Programação Cultural | Mariana Chaves (Coordenadora), Fabiana Lima ( Produtora Técnica em Produção de Eventos), Rafael Viana Lumazini (Assistente de Museografia).

Núcleo de Gestão Administrativo e Financeiro | José Roberto Nascimento (Coordenador), Sueli de Cássia Borges Santiago (Coordenadora), Luciane Maringolo Vallilo (Analista Administrativo), Manoel Nuriega (Assistente Técnico Administrativo e Financeiro), Margarete dos Santos Sousa (Supervisora de Bilheteria), Deise da Silva (Bilheteira), Guilherme Felix Moreira (Bilheteiro), Luciclei Nascimento Costa (Bilheteira), Everton Luiz Morelli Santos (Mensageiro),  Denilson Pereira Santos (Jovem Aprendiz).

Núcleo de Gestão de Recursos Humanos | Ligia Roldan (Coordenadora), Thiago Cabral (Assistente Técnico de Recursos Humanos).

Núcleo de Infraestrutura e Operação | Luis Marcatto (Coordenador), Rui C. Araújo Tucunduva (Assistente de Coordenação), Jessica Iuliano (Assistente Administrativa), Anderson Aparecido Dias e José Izídio Silva (Assistentes de Serviços Operacionais), Carlito P. Santos, Jorge Ubiratan A. Santos e Edinilson Gomes da Silva (Auxiliares de Serviço de Manutenção), João Victor Silva (Jovem Aprendiz).

Núcleo de Tecnologia | Felipe Macchiaverni (Coordenador), Anselmo Ricardo de Macedo (Auxiliar de Serviços Gerais de Tecnologia), Diego Roberto Bueno (Auxiliar de Serviços Gerais de Tecnologia), Eduardo Gomes da Silva e Davi Vieira da Costa (Analista de Suporte), Pedro Henrique de Araújo (Auxiliar de Serviços Gerais de Tecnologia), Nyzan C. Silveira (Jovem Aprendiz).

Núcleo do Centro de Referência do Futebol Brasileiro | Camila Aderaldo (Coordenadora), Ademir Massayoshi Takara (Bibliotecário), Aira Fernandes Bonfim (Pesquisadora), Dóris Regis das Virgens (Assistente de Documentação – Biblioteca), Julia Costa Terin (Assistente de Documentação), Lígia Dona de Souza (Assistente de Pesquisa).

Núcleo Educativo | Ialê Pereira Cardoso (Coordenadora), Marcelo Continelli (Assistente de Coordenação), Rafael Degl’ Iesposti da Silva (Assistente Administrativo).

Supervisores de Equipe: Ademir Alves Soares, Daniel Magnanelli de Araújo, Tatiane de Oliveira Mendes.

Educadores:  Angélica dos Santos Angelo, Barbara Cinelli, Bruna da Silva Colucci, Claudia Stocco, Débora Henrique de Oliveira, Diego Francisco Sales, Flávia Cristina Reis Violim, Jamil Hussein Jaber NetoJosé Rodrigues Neto, Laís de Oliveira Araújo Neves, Rodrigo de Souza Luzzi.

Orientadores de Público: Anderson Novaes da Silva, Barbara Assumpção, Cléris Batista da Costa, Isabel Oliveira França, Jeferson Santos, Kevin Alves Sousa, Larissa Sousa dos Santos, Lucas Peng Chieh Long, Mauro Alves de Almeida, Patrícia Vieira Alves, Raphael dos Santos Vasconcelos da Silva, Rosa Pedrassa Barreto, Rosane Lima de Oliveira, Shirley Liset Espejo Aguiar.

 

ABERTO

  • De terça a domingo das 9h às 18h (entrada até 17h)
  • Sujeito a alterações em dias de jogos no Estádio do Pacaembu.
  • Confira sempre a programação aqui.

FECHADO

  • Todas as segundas-feiras
  • 1 de janeiro
  • Quarta-feira de cinzas
  • 24, 25 e 31 de dezembro

ESTACIONAMENTO

  • Estacione na Praça Charles Miller com Zona Azul
  • Compre em postos de venda autorizados ou use aplicativos para celular.
  • Um Cartão Azul Digital (CAD) custa R$ 5 e vale por 3 horas na Praça Charles Miller.

MUSEU DO FUTEBOL

  • Praça Charles Miller, s/n – São Paulo/ SP – Brasil
  • Estádio Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu
  • São Paulo, SP Brasil - (55) 11 3664-3848
  • contato@museudofutebol.org.br
  • OUVIDORIA
Copyright 2016 - Museu do Futebol - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: MW Way